Semana do Comportamento Canino: Xixi e Cocô no lugar certo!

Semana do Comportamento Canino: Xixi e Cocô no lugar certo!

Todas as pessoas que possuem ou possuíram cachorro de estimação já passaram por problemas relacionados a xixi e cocô em lugares inapropriados. Cachorros de estimação que moram dentro de casa precisam passar por um processo chamado “educação sanitária”, existem alguns truques para ensinar seu dog a fazer as necessidades nos locais corretos.

E nós do Mundo dos Bichos, com auxílio do Médico Veterinário especializado em adestramento Diogo Mesquita, separamos algumas dicas úteis para você, que está passando por esse probleminha, confira:

Determine o local ideal para as necessidades: Com auxilio de tapete higiênico ou jornais, delimite a área ideal para as necessidades; utilize o xixi ou cocô como artificio, colete uma amostra e deixe sobre o tapete higiênico, assim ele irá entender que aquele é o local correto.

Acertou? Comemore: Essa técnica de reforço positivo é ideal para reforçar comportamentos corretos. Sempre que seu animal fizer as necessidades no local certo, comemore, com petiscos, carinho, brincando com ele, fale com ele, mas com cuidado no tom da voz.  Lembrando de  que esse reforçamento deve ser diário, assim irá facilitar no processo.

Cuidado com a repreensão: Não seja muito rude na repreensão, muitas pessoas acreditam que esfregar o focinho do animal no xixi fará com que ele não faça mais as necessidade no local, isso é um equívoco. Chamar atenção é importante, como: Não! Não pode! Tudo bem, mas a repreensão intensa pode provocar outros comportamentos indesejados.

Lembre-se de que isso é um processo e demanda tempo. Então, muita paciência e determinação, com o tempo o animal irá entender de uma forma naturalmente.

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *