Semana do comportamento canino: Medos excessivos

Semana do comportamento canino: Medos excessivos

Você sabia que os cães podem ter medo? Medos graves, que chegam até a serem excessivos? Existem animais que têm medo de tudo e outros de situações específicas.

Existe o medo normal e o excessivo. É normal encontrar cães com um comportamento tímido diante de alguma situação desconhecida, isso é natural do animal. Mas, quando surge um tremor desproporcionado, pode-se considerar que seu animal esteja com características fóbicas, em geral esses problemas são difíceis de serem solucionados.

Os medos mais comuns em animais estão relacionados a barulhos muito altos, a tempestades, a fogos de artifícios, a apitos, a algumas pessoas e até mesmo a  outros cães.

Os comportamentos mais comuns em situações de medo são: Tentar fugir do local, urinar, procurar um local para se esconder, tremer, murchar as orelhas e colocar o rabo entre as pernas. Uma das causas é referente a experiências ruins.

O medo é um problema, e por isso, separamos algumas dicas para você ajudar seu companheiro a superar essa situação.

  • Não castigue seu cão por estar com medo;
  • Deixe seu cão à vontade, não o segure, deixe-o livre, apenas demonstre apoio;
  • Procure fazer algo de que ele goste, assim você vai ajudá-lo a se acalmar;

Posteriormente, em outro dia, quando o animal estiver mais calmo, exponha-o à situação que causa o medo. Essa é uma técnica bastante utilizada em terapias de enfrentamento. É eficaz, mas cuidado, é um processo a passos lentos, exponha aos poucos, até ele adquirir segurança.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *