Semana do comportamento Canino: Dicas de como evitar problemas no passeio.

Semana do comportamento Canino: Dicas de como evitar problemas no passeio.

O momento de passear com cachorro é extremamente importante, faz com que ele se exercite, socialize-se com os outros animais da mesma espécie e com os seres humanos, e ainda é um momento propício para as necessidades fisiológicas.

Na esteira desse raciocínio, muitos encontram dificuldades em levar seu cão para passear, por diversos motivos, sendo: cachorro de grande porte, euforia, o animal puxa a guia, pula sobre as pessoas que passam perto, tenta brigar com os cães que cruzam pela rua, dentre outros. Só quem passeia com seu animal de estimação sabe o sufoco pelo qual passa.

E nós do Mundo dos Bichos, com auxílio do Médico Veterinário especializado em adestramento Diogo Mesquita, separamos algumas dicas úteis para você poder desfrutar melhor deste momento, confira:

Evite ansiedade: Muitos cães ficam ansiosos no momento de passear. Geralmente os donos contribuem para isso, pois ficam induzindo o cachorro à animação, ocasionando a euforia, e isso pode causar problemas na hora de controlar seu cão durante o passeio. Começar calmo ajuda a manter o passeio calmo.

Uso de Focinheira e guia: O uso da focinheira permitirá um passeio mais seguro com seu cão, segurança para as demais pessoas e controle de possíveis situações tensas devido à presença de outro animal.
A focinheira bem colocada não irá ferir o seu cachorro. Basta colocá-la com cuidado, oferecendo ao animal a possibilidade de articular a região da mandíbula.

Mostre-se calmo e seguro: Você deve conseguir que seu animal de estimação compreenda que você está dominando a situação para que ele não se confunda.

Elabore uma rotina: É importante elaborar uma rotina, busque caminhar com o cãozinho de 20 a 40 minutos, não só pelo relaxamento, mas também pelo exercício, que é importante para o cão e para o ser humano.

Brincadeira tem hora: Durante o passeio, evite brincadeiras que excitam demais o cão, e sim alternativas que o acalmem, para que ele veja essa situação com naturalidade.

Guia correta: O uso da guia é essencial, procure saber qual é a melhor para o seu pet, a melhor guia é a que permite domínio e que o deixe confortável.

Cabo de guerra não: É importante lembrar que o passeio não é hora de cabo de guerra, uma hora o cachorro puxa e outra você, nada disso. É necessário demonstrar a hierarquia na relação, assim o cão entenderá que ele é dominado e não dominador, evitando futuros problemas.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *