Dia Nacional dos Animais

Dia Nacional dos Animais

O dia nacional dos animais é comemorado em 14 de março, esta data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam selvagens ou domésticos.

No Brasil, maltratar animais é considerado crime ambiental, com pena de detenção e multa. Apesar de ainda haver maus tratos aos animais na sociedade, felizmente é cada vez maior o numero de defensores dos animais.

Os animais selvagens são todos os animais não domesticados que vivem nos seus habitats naturais, tais como florestas, desertos ou oceanos. Os domésticos são aqueles que possuem características apropriadas para a convivência com os seres humanos.

Os animais possuem um grande poder terapêutico na vida de seus donos, em especial os domésticos, conversar e brincar com animais pode diminuir o estresse, sem contar o carinho que eles são capazes de doar. Estudos indicam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultando na diminuição dos níveis de cortisol(hormônio do estresse).

Eles também são eficazes nos tratamentos em combate a depressão, as trocas de carinhos, compreensão, apoio e segurança são observadas na relação humana com os animais, favorecendo o aumento na autoestima, ao sentir carinho, amor, e atenção fazendo com que seu dono se sinta importante e confiante em suas capacidades.

Estudos indicaram que a troca de afetividade entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, os responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

Vale a pena amar os animais, independente de raça, tamanho, beleza, o que importa e soma no final é o amor reciproco!

                                                                                                                         Ame, cuide e adote!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *