A importância de levar o seu pet ao veterinário

A importância de levar o seu pet ao veterinário

Mesmo quando nossos adoráveis amigos estão aparentemente bem, é preciso estar de olho em problemas que podem demorar a demonstrar algum sintoma, por isso, é importante manter uma certa frequência de visitas ao veterinário para que possíveis doenças ou patologias sejam descobertas logo no início, mas a maior dúvida de muitos donos de animais é: “com que frequência devo levar meu bichinho ao veterinário?”.

Antes de mais nada, é bom lembrar sobre a importância da higienização do animal, observando que existem diferentes necessidades entre cães e gatos e que ela ajuda também na prevenção de algumas nocividades, mas não dispensa a necessidade de um acompanhamento periódico de um especialista, para você quem não tem muita experiência com cuidados animais preparamos uma lista com a frequência ideal de visitas de acordo com as fases da vida do animal.

Filhote (até 6 meses de idade)

Por ser importante um acompanhamento mais próximo e por conta do número de vacinas necessárias, é recomendável levar o seu cão ou gato pelo menos uma vez ao mês para uma consulta com o veterinário. Dessa forma, o profissional poderá observar o desenvolvimento do filhote e recomendar com mais precisão os cuidados básicos nessa etapa.

Adulto (a partir dos 7 meses)

Nessa estágio o pet já não é mais um filhote, ele deverá voltar ao veterinário pelo menos uma vez a cada ano, quando receberá as doses de reforço das vacinas.

Idoso (após 8 anos)

Ao longo dos anos, nossos amigos vão se tornando mais frágeis, o que torna essencial frequentar veterinário mais vezes. Para termos certeza de que está tudo bem e assegurar que ele está recebendo todo o apoio possível durante essa fase da vida, leve-o para uma avaliação clínica de seis em seis meses.

Provavelmente o veterinário solicitará alguns exames de rotina, vale ressaltar também que é altamente recomendável que leve o seu animal ao especialista se você notou alguma anormalidade. Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *